Definições do dicionário da Língua portuguesa
1-Ato ou efeito de sentir 2-Aptidão para receber as impressões 3-Sensação
Sensibilidade
4- consciência íntima 5- faculdade de compreender; intuição; percepção.
6- pesar; paixão; desgosto. 7- pressentimento.
Quando reflito sobre este tema que defino como uma essência peculiar do ser humano, obra prima das mãos do Criador, para expressar a ELE e ao seu semelhante aquilo que está nos lábios e ou no coração de cada um, de acordo o que Jesus manifestou em Lucas 6.45’’ O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca’’ Este texto sagrado expressa com muita contundência, as manifestações variadas de nosso comportamento, oriundo é claro daquilo que assimilamos, absorvemos e colocamos em prática, como em comentários anteriores mencionei, do que vemos e ouvimos recebemos influências, as quais temos como animais racionais e inteligentes, que somos a obrigatoriedade de filtrá-las retendo o que é bom, para externar do nosso íntimo o melhor.
Quanto ao que acima mencionei, aparência ou verdade (de lábios ou de coração) e que o Senhor Jesus repreendendo aos Fariseus e Escribas dizendo em ‘’Mateus 15.8 ''Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim’’ faço neste comentário um destaque a estes dois pontos:
1-Sentimentos externados dos lábios
Somos seres criados para a interatividade, respeitabilidade, companheirismo e solidariedade entre outras qualidades que compõem a nossa constituição, essencialmente emocional e sentimental. No entanto, o que temos visto e sentido nos dias atuais é que tais virtudes, lamentavelmente estão por nossa culpa se extinguindo por fatores os mais diversos através do comportamento de cada um.
Quando falo da expressão de lábios, isto creio que todos nós em algum lugar da vida experimentamos tal manifestação, aparentemente sincera, com ações visuais e verbais, que de imediato nos lisonjeia e impressionam, e nos estimulam a credibilidade de que tal ou tais atitudes que se apresentam são sinceras e verdadeiras.
Este é, e sempre foi à característica do homem ou mulher no decorrer da história desde os primórdios, em todas as esferas em que este ser marca sua presença. Cabe-nos uma profunda reflexão, motivo pelo qual Deus me tem conduzido nesta linha argumentativa, talvez o prezado leitor sinta-se enfadonho com algumas colocações insistentes e vezes repetitivas em nossas colunas, ressaltando sempre o mesmo objetivo; o bem estar do ser humano, que numa sociedade capitalista e cruel como a nossa, onde infelizmente com exceções a regra, somos valorados pelo que externamente se apresenta, destacando entre outras; graduações, bens, sobrenome, cargo que ocupamos com influência de poder que alguém pode tirar proveito, e ai, o pior, é o ângulo de visão de quem perdeu a percepção do ser humano como seu próximo, que necessita de nós e dele também precisamos, seja ele quem for; rico, pobre, de cor (preconceito), religião, local onde mora, se teve oportunidades da vida como você obteve, se deixou de cursar uma faculdade negligentemente, ou porque lhes faltaram as condições próprias naquele momento e etc.
Apresento este triste quadro que você talvez seja uma exceção ativa e ou passiva, traduzindo para os não contabilistas, não passou pelos reveses que acabei de relatar e seu patrimônio, no caso sua alma que comanda e recebe todos os mecanismos desta coisa linda que só nós, repito, obra prima de Deus tem entre outras prerrogativas; Sentimentos e Emoções, que lança por terra em definitivo toda e qualquer barreira entre as pessoas, desde que proceda conforme nos diz as Escrituras Sagradas nos Salmos ‘’51.17-b a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus’’. Ai você faz um balanço geral de sua vida, e constata que tem uma liquidez positiva, isto é, não houve prejuízos provenientes de atitudes arrogantes e soberbas de, ou com você, que feriu, entristeceu, angustiou, ao contrário, tens distribuído e recebido a todos e de todos o bem indiscriminadamente; respeito, amor, carinho, atenção, cordialidade e equidade, que traz ao emissor como ao receptor, felicidade quando assim procedemos.
2-Sentimentos expressado do coração
Este sim deve ser a meta a ser atingida por todos nós. O que o texto Sagrado citado no inicio deste comentário nos diz em Lucas 6.45 que diz que o homem bom tira o bem e o mau tira o mau do seu coração, é o que externamos através de nosso comportamento na sociedade. Procuramos e estimulamos nos dias atuais, agirmos desta forma, sendo sinceros e transparentes em nossas ações e atitudes com o nosso próximo. Lembramo-nos do Rei Davi que se esforçava para ser autêntico diante de Deus nos seus atos. Cometeu erros sim, eu você também, mais tinha esta característica de reconhecer suas faltas e procurava redimir-se.
Expressões que partem do fundo de corações sinceros são porque estes têm o desejo e empenho de acertar os passos de modo a ajudar em construções e restaurações de vidas, que sofrem ou sofreram profundas decepções e frustrações de lábios enganosos que lhes iludiram.
Estamos em uma Nação, onde infelizmente a demagogia campeia de maneira avassaladora, com procedimentos de homens e mulheres que têm a hipocrisia como seu prato predileto, que assim agindo destroem projetos e sonhos de vidas que confiaram em falsas manifestações.
Concluo este tema, conclamando a uma profunda introspecção a começar em mim, indagando que tipos de sentimentos têm manifesto ao meu semelhante sofrido que vive ao meu lado sempre na espera de um cumprimento e atenção de minha parte? Tenho sido sincero quando a ele me dirijo? Ou apenas levianamente bato em seu ombro e digo passe bem, sem parar junto ao mesmo e com gesto cristão dar-lhes uma oportunidade de ouvir os seus queixumes olhando olho a olho? Não sou melhor que ninguém, mais infelizmente atitudes inversas a estas, estão ficando em moda às vezes nos arraiais evangélicos, onde há marca fundamental de um cristianismo verdadeiro que é amor ao próximo como ele é, e equidade no trato com elas, estão sendo permutados por valores materiais, entre outros; titulações e condições sociais de seus membros infelizmente. Não estou aqui a fazer acusações jamais, mais vamos reanalizar como temos agido, através de palavras e atitudes com as pessoas seja quem for independente de sua classe social. Abastecidos do melhor que é a Palavra de Deus, vamos externar sentimentos verdadeiros de um coração realmente regenerado pelo poder do evangelho do Senhor Jesus Cristo.
Autor
Valdison Valdison
Radialista e Pastor
Nenhum comentário:
Postar um comentário