sábado, 23 de julho de 2011

Apartidarismo x Indiferentismo

                     Apartidarismo qualidade do que é apartidário, isto é, conduta sem influência de ideologia partidária, ou seja, apartidário, que não segue um partido ou facção.
                  Indiferentismo indiferente(s), que tem ou manifesta indiferença que não desperta interesse, apático. Aqui em destaque temas políticas sociais.
                   É com pesar, que encontramos em vários segmentos da nossa sociedade, pessoas que não exercem sua cidadania quer seja no cumprimento dos seus deveres e obrigações com sua pátria, estado, município, cidade, bairro, rua etc. e respectivamente desconhecem e negligenciam a reivindicação de seus direitos constitucionais como um cidadão ou cidadã, vivendo um total indiferentismo social. Acredito que boa parte de tais seres humanos agem desta forma, de tanto faz como tanto fez, conceituando que sua participação nas questões sociais, é envolvimento direto com a política partidária (Partidos Políticos), onde alguns dos seus componentes têm causado profundas decepções pelo desvio de conduta dos princípios morais e éticos, que são relegados a último plano, isto é não importam os meios que se utilizam e sim os fins a que se destinam os seus maus intentos, indo na contramão dos ensinos cristãos regidos pela Bíblia Sagrada, citando o livro de I Coríntios 10.23 ''Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. '' Quando exerço minha plena cidadania, não significa que estou de forma abrangente, envolvido com agremiações partidárias, e sim indiretamente porque seus componentes são nossos legisladores. Com tal cenário sentem tais pessoas, além das decepções, descrédito e desconfiança nas atuais Leis do país, algumas ultrapassadas, outras inadequadas e recheadas de brechas, que no fim das contas com um bom advogado, os infratores são beneficiados. Esses causadores de situações levam boa parte da sociedade ao indiferentismo, comportamento este que tem suas raízes no exercício distorcido e egoísta das ideologias políticas partidária por parte de algumas figuras políticas.
                   Recentemente o ex-presidente da nossa República Federativa do Brasil o Dr. Fernando Henrique Cardoso, lançou um site, segundo publicações em diversos setores da imprensa nacional, onde o mesmo pretende formular e fomentar estudos, comentários e criticas às atuais políticas sócias do país, sem tendências partidárias ideológicas de esquerda, centro esquerdo, direita, centro direito e etc. Se na prática é realmente o objetivo do site, não entro no mérito da questão, apenas como inspiração de sua teoria. Na verdade o termo ''Apartidarismo'' e sua filosofia são atraentes e desmistificadores de superstições pessoais sobre tal matéria, motivando o exercício da cidadania, rechaçando a politicagem, como chamam as ações dos maus políticos deste país. A prática da cidadania, em meu raciocínio não é nada mais nada menos do que o cumprimento de nossas obrigações como componentes de um local geográfico, comprometidos alem do nosso bem estar e do nosso semelhante, concidadão (a)s e nossa posteridade, onde nos diz a Palavra de Deus: no Evangelho de Lucas 10.27 "Respondeu-lhe ele: ‘’Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. ’’ O exercício da cidadania é em outras palavras, o que a parte b do texto supracitado diz, quando feito desprovidos de outros interesses.
                     Em síntese, despojados de sentimentos de frustrações e reações indevidas, em conseqüência de ações reprováveis por parte dos nossos representantes no legislativo nas esferas: Federal, Estadual ou Municipal, onde os efeitos mais se evidenciam, tomemos, pois “sem ira e sem contendas”, conforme nos ensinam as Escrituras Sagradas em: I Timóteo 2.10: “ Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, “sem ira e sem contendas.” Atitudes participativas em políticas sociais de nossa terra, aí sim, é a plena cidadania com o único objetivo, o bem estar da nossa sociedade.
O Apartidarismo é um bom motivo para você sair do indiferentismo político-social, e somar-se aos grandes projetos e ações públicas de nossa terra.
Apartidarismo Sim, Indiferentismo Não.                
Autor:
Valdison Tourinho
Radialista e Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário