domingo, 14 de agosto de 2011

Conceito x Preconceito

                          
1- CONCEITO

                        1- Quando defino o vocábulo ''Conceito'', que entre outros sinônimos descritos pelo dicionário da língua portuguesa, destaco; Aquilo que o espírito concebe ou entende; idéia; noção. Faz-me lembrar dos velhos tempos, onde para mim que estou após os sessenta, à infância quando nas brincadeiras de inocentes, perguntava-se: O que é? O que é? Vinha-se imediatamente aquele infanto-juvenil de espírito mais aguçado e dizia eu sei! Significa isto! Ou aquilo! Dando desta forma um conceito que tinha em sua mente fértil e todos gritavam acertou palmas para ele, ou errou, era geral a alegria nossa dos tempos de criança de pura simplicidade. Isto significa que desde os primórdios dias que o ser humano começa a assimilar a vida, passa a conceituá-la em todas as suas formas e conteúdos.
                           
                            Chegamos à maturidade física, emocional e espiritual, e aí nós nos sentimos aptos, a ter os nossos próprios conceitos das coisas ao nosso redor, através daquilo que vemos e ouvimos que constituem matéria prima na formação do nosso caráter. Cada um de nós, como sempre faz comentário na emissora de rádio que trabalho, agimos e reagimos de conformidade com as substâncias que ingerimos que são atos e fatos que contemplamos  a todo instante, isto independentes de nossa cor, cultura, posição social, sobrenome e etc. Como seres tricotômicos, isto é, constituídos de uma alma e um espírito que residem em um corpo, somos aquilo que absorvemos no nosso dia a dia, como nos descreve a Bíblia Sagrada em Lucas 6.45 ‘O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do meu tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração. ’

                              Ponto de vista, opinião, definição, formulação de conceitos como queiras denominar, deve-se pautar e alicerçar-se sobre algo, ou alguma coisa que exprimam em suas essências, provas cabais e irrefutáveis de suas existências, consistências e veracidade que afastem todas e quaisquer dúvidas sobre suas definições. Assim dentro de meus limites entendo o verdadeiro sentido de uma conceituação ou entendimento sobre qualquer assunto.

 2- PRECONCEITO

                              Afirma-nos o nosso professor ‘O Dicionário da Língua Portuguesa’ entre outras definições; Preconceito: Conceito ou opinião formado antes de ter os conhecimentos adequados. Pautados nesta conceituação, sentimos imensa tristeza quando vemos pessoas e personagens eminentes em nossa sociedade, em todas as suas camadas, maltratarem, difamarem, e até destruírem projetos de vidas, quando inadvertidamente e às vezes arrogantemente, travestidos de ‘’juízes’’ donos da verdade, sob o manto de dogmas e liturgias, engendradas de acordo com suas próprias conveniências e propósitos, se colocam no lugar de árbitros das consciências humanas, formulando dessa forma os tais ‘’Preconceitos’’, por estarem fora dos padrões por eles criados e mantidos, os quais não tem respaldo e nem tampouco afinidade com os parâmetros instituídos pelas regras que delineia o comportamento na sociedade, ressaltando a Regra Principal a Palavra de Deus numa abordagem espiritual, enfaticamente nos diz em: Mat. 7.1-2 1-‘Não Julgueis, para que não sejais julgados. 2-‘Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido vos medirão também
                                  Como acima no texto citei e reafirmo, nós devemos ser vistos e compreendidos como seres completos: ‘Corpo-Alma e Espírito. ’ Fazemos parte de uma Nação-Estado-Munícipio-Povoado-Bairro-Rua e etc., temos os documentos necessários para nossa efetiva identificação de nacionalidade, filiação, idade e etc. Assim sendo usufruímos nossa tão cantada ‘Cidadania’ em síntese: Deveres em dias, Direitos nas mãos. Somos cidadãos de algum país e com ele responsáveis pelo seu progresso, como está escrito na nossa gloriosa Bandeira Nacional ‘Ordem e Progresso. ’’

                                          Mais o que temos visto em todo este contexto de exercício de cidadania, é que também nesse âmbito o PRECONCEITO, tem atrapalhado o nosso desenvolvimento socioeconômico, quando esbarro em barreiras preconceituosas na Política, por exemplo; Há algumas criaturas que tem verdadeira repulsa quando se fala esta palavra diante delas, como se fosse uma bactéria poderosíssima que o está a atacar, e elas já indevidamente formatadas em suas mentes que é coisa do diabo, algo que ingeriram sem as devidas averiguações e precauções, e lhes causaram este mau. As políticas que se distribui por diversas vertentes: Política Educacional - Política de Segurança Pública - Política de Habitação - Política de Saúde - Política de Transportes e etc. Ai conforme nos diz as Escrituras Sagradas como exemplo na dimensão espiritual em Marcos 12.24 Respondeu-lhes Jesus: ‘Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?’ Falta-nos abrirmos os olhos em todos os sentidos, acercando-nos dos devidos conhecimentos que dispomos, principalmente hoje com a tecnologia em nossas mãos, nos despojar de mentalidades forjadas, a mercê de manipuladores de plantão, que destorcem a realidade das coisas ao nosso redor.

                                  Finalizo este discurso do meu coração, externando um breve testemunho de minha vida, do que entendo e defino Conceito e Preconceito.
No auge da campanha eleitoral para Presidente da República em 2010, ficava apreensivo e aborrecido porque via o crescimento gradativo nas pesquisas eleitorais, através dos diversos Institutos de Averiguação, da então Presidente Dilma Rousseff, e como ela é de um Partido Político que tinha minhas reservas, sempre a combati através de diversos canais que naquele momento dispunha. De modo merecido, foi eleita por maioria, e vendo sua boa desenvoltura Política e Administrativa, a frente da pátria, reconheci que agir sob emoções, deixando de lado as razões que hoje me convencem que eu era preconceituoso com relação a Sua Excelência. Formulo veemente apelo, não por este testemunho, mais como nos diz a Bíblia em Mateus 22.37 Respondeu-lhes Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a sua alma e de todo teu entendimento. ’ Quando esta palavra prevalece no coração humano, você lança fora todo e qualquer conceito antecipado, ou preconceito, que é sinal de falta de amor ao próximo. Coloque-se empaticamente no lugar de outrem, sentindo suas deficiências e limitações e verás a realidade de cada um.
                                  
Autor:
Valdison Tourinho
Radialista e Pastor
prvaldisontourinho@hotmail.com  79-9128-8345 - 79-3044-1467

Nenhum comentário:

Postar um comentário