segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Emergência aos Emergentes

                  
EMERGÊNCIA = Necessidade ime­diata; urgência.
EMERGENTES= Que sai de um meio, depois de tê-lo atravessado


Quando vemos em um posto de saúde, ou em um hospital escrito este termo ''Emergência'’, ficamos apreensivos, pois as nossas bases emocionais são abaladas em vermos o nosso próximo com sua saúde em perigo, buscando socorro urgente para se restabelecer, na confiança que naquele lugar existem todas as condições necessárias para tais fins.
Proponho-lhes nestas linhas, tomando como exemplo a situação supracitada, refletirmos um pouco com intuito de reanalisarmos alguns aspectos que se apresentam no nosso cotidiano no que se refere ao comportamento humano. Nós vivemos é necessário sim, numa sociedade que deve ser regida por normas disciplinares de conduta, pois temos deficiências e limitações por natureza; origem o pecado. Diz-nos a Bíblia Sagrada, em João 8.32: ''E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará'’ Partindo deste princípio fundamental e essencial para uma guinada na vida da humanidade que sofre as terríveis conseqüências de suas desobediências, como nos diz em Romanos 6.23 ''Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor''. O homem no sentido genérico readquire através de uma nova natureza, gerada de novo pelo Espírito de Deus, que lhes capacita a ter uma vida abundante.
Na continuidade de vida aqui nesta terra, sujeitos as conseqüências e seqüelas manifestadas por naturezas não regeneradas, desprezadoras desta graça sublime de Deus, descrito em toda extensão de sua Palavra, todos nós sofremos suas influências através de atitudes expressas por pessoas que assim agem. O que temos contemplado nos dias atuais, é uma má condução de alguns que detém o poder de manipulação nos destinos da sociedade, como passarei a citar alguns exemplos no nosso dia a dia:

1-No campo Político

Descrevendo política de uma forma abrangente, que tem sua essência em nosso país, oriunda da Política Partidária através da qual elegemos legitimamente nossos representantes, em todas as esferas do poder constituído pelas agremiações partidárias. Estes por sua vez, vão administrar os caminhos de uma nação, estado ou município, através das Leis emanadas das casas legislativas, sancionadas pelo Poder Executivo, com a fiscalização do Poder Judiciário, assim funciona a gestão de um povo democrático.
No entanto vemos que infelizmente, por deixarem à margem ou em segundo plano e conseqüentemente por não absorverem em suas vidas os ensinos transformadores das Escrituras Sagradas, tais gestores da coisa pública, cometem deslizes com conseqüências desastrosas para todos nós. Decisões que algumas de nossas autoridades tomam como ''Políticos Partidários'', que ressaltam em resultados nas políticas de: Saúde, Educação, Segurança, Transportes, Segurança, Trabalho e por ai vai, gestões às vezes egoísticas, indevidas e etc., que não é o caso de entrar aqui no mérito da questão social deste país. Neste aspecto político, sintetizo; Pessoas que desiludidas com ações desastrosas de administradores das diversas áreas da sociedade, e despercebidas com o socorro único de um ser perfeito Jesus Cristo, que disse Em Mateus 11.28 ''Vinde a mim, todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei''. Tais criaturas coitadas ficam desorientadas, decepcionadas com atitudes de homens e mulheres que elegeram, esperando algo sempre de melhor para si e seus descendentes e ai tomam sem nenhuma dependência de Deus, os seus próprios caminhos, oriundo de corações angustiados, e o fim é que atitudes indevidas e precipitadas tomadas agravam mais ainda os problemas de tais pessoas, dizem: ''Vou fazer assim e assim”! Eu sou quem decido minha vida, não confio mais nesta classe ''Políticos'' e ai como fica? Pedimos ‘’EMERGÊNCIA’’. Necessidade ime­diata; urgência de mudanças na conduta desta classe, sob pena de uma outra classe a ‘’EMERGENTE’’ novas gerações, não seja infectada com tais posturas dos nossos gestores públicos.
2-No Campo Religioso

Outra esfera da sociedade, que tem sofrido grandes distorções, geradas de corações, que me deixa intrigado quando leio ‘’II Timóteo 3.1-6, que relata aproximadamente vinte péssimas características dos homens nos últimos dias’’, entre elas: ‘’egoístas, arrogantes, ingratos e etc.” Serão estes responsáveis por novas posturas de pessoas no meio evangélico? ‘’EMERGENTES’’ = Que sai de um meio, depois de tê-lo atravessado, isto é, mudança de comportamento no sentido de sobrevivência da fé, afetada por ações de algumas lideranças do ramo, portarem-se com características descritas pelo Apóstolo Paulo a Timóteo no texto citado acima? Emerge uma nova classe de fiéis, conforme publicado esta semana na revista Isto é, a seguir transcrito e reflito por quê?
N°edição: 2180 |19. Ago.11- 21h00min Atualizado em 21. Ago.11-19h00min Revista Isto é Independente
O novo retrato da fé no Brasil
Pesquisas indicam o aumento da migração religiosa entre os brasileiros, o surgimento dos evangélicos não praticantes

Acaba de nascer no País uma nova categoria religiosa, a dos evangélicos não praticantes. São os fiéis que crêem, mas não pertence a nenhuma denominação.
Dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram, na semana passada, que evangélicos de origem que não mantêm vínculos com a crença saltaram, em seis anos, de insignificantes 0,7% para 2,9%. Em números absolutos, são quatro milhões de brasileiros a mais nessa condição. Essa é uma das constatações que estatísticos e pesquisadores estão produzindo recentemente, às quais ISTO É teve acesso, formando um novo panorama religioso no País.
Isso só é possível porque o universo espiritual está tomado por gente que constrói a sua fé sem seguir a cartilha de uma denominação.
É cada vez maior a circulação de um fiel por diferentes denominações – ao mesmo tempo em que decresce a lealdade a uma única instituição religiosa.

Apenas alguns trechos que me chamaram a reflexão como Pastor Evangélico e homem de comunicação, que me debruço sobre acontecimentos como este, à luz da Palavra de Deus, para me reciclar e ajudar-vos com a preocupação que esta amostragem do conceituado órgão comunicativo, apenas ai alguns tópicos, pois você podem ler a matéria na íntegra na própria revista, leva-nos não a condenar esta geração ‘’EMERGENTE’’ Que sai de um meio, depois de tê-lo atravessado, que tem cruzado este mar as recheado de conceitos e dogmas meramente humanos impostos por alguns grupos evangélicos, que tem levado muitas pessoas a esta novo comportamento: ‘’Fé sem seguir a cartilha de uma denominação’’ destaca a revista. Classe creio eu posso está certo ou errado sou falível, para o sustentáculo de sua fé, esteio vivo e infalível do cristão, independente de bandeiras, pois alguns fazem dela uma verdadeira âncora, quando a sustentabilidade, crença e com ela a sobrevivência espiritual está na ‘’EMERGENCIA’’ Necessidade ime­diata; urgência, de agarra-se firmemente no que diz meu Senhor em João 6.35 ‘’Declarou-lhes, pois Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; o que crer em mim jamais terá sede’’
E assim creio piamente, na poderosa Palavra de Deus, infalível, que ao homem aplicando-lhe e praticando em suas vidas, termos cada um de nós nossa parte, não nos embaraçando com atitudes de homens, quer no campo político ou religioso, vamos mudar este quadro impactante EMERGENCIAL, para que surjam EMERGENTES sadios e robustos sem máculas ou rugas.
Autor
Valdison Tourinho
Radialista e Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário