terça-feira, 11 de outubro de 2011

Exauridos

               
Estamos vivendo nos atuais dias, tempos difíceis, onde as pessoas que primam pela perseverança dos bons costumes e princípios morais e éticos, têm cada vez mais dificuldades para superar as turbulências que a vida apresenta em virtude do que a Bíblia nos diz em Romanos 6.23: ‘’Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” O texto Sagrado nos fala da presente situação degradante que ora atravessamos, em virtude do ser humano ter substituído a liberdade com responsabilidade isto é, o livre arbítrio que Deus lhes outorgou, pela libertinagem irresponsável, que deixa suas marcas, conseqüências e seqüelas no mundo atual. Inicia-se pela falta de condições financeiras e econômicas, haja vista termos um País com uma má distribuição de renda é fato incontestável, onde impera os interesses pessoais e o individualismo egoísta e destruidor de vidas e alem de tudo isto, a violência, corrupção e principalmente a impunidade que é avassaladora. Neste contexto sócio-econômico, esta boa parcela da sociedade, que batalha arduamente para conseguir um melhor patamar social para sua família, esmera-se para preservar-se íntegro imparcial e honesto, na conquista digna de suas vitórias, sofre, desgasta-se com este clima reinante e chega-se a exaustão.
Esgotamento ou exaustão como queiramos denominar, fala-nos de perda gradativa de visão, está em todos os sentidos do ser humano, espiritual, emocional e material. Vai este individuo perdendo paulatinamente sua capacidade de mobilidade de ação e reação as dificuldades que surgem. Vão aos poucos vendo esvaírem-se suas esperanças na realização de sonhos e projetos tão almejados. Cada um de nós, de acordo a nossa constituição tricotômica, isto é, temos um espírito e uma alma que habitam em corpo, que é o retrato de um ser humano completo, tem uma estrutura, que se traduz em maior ou menor capacidade de embates no campo de batalha da competitividade pela vida, às vezes desleal, injusta e protecionista, que se não tomar as providências e cuidados necessários ficarão exauridos.
É diante deste quadro que vejo a urgente necessidade de homens e mulheres com as seguintes características: REDIMIDOS, UNGIDOS E DESTEMIDOS, voluntariamente se disponibilizando como ferramentas nas mãos de Deus, para revigorar os abatidos e depauperados em sua caminhada, lado a lado com eles, partilhando suas aflições, problemas e necessidades, só com tais qualificações poderemos mudar o quadro desta gente sofrida brasileira.
REDIMIDOS, resgatados e libertos de traumas oriundos de frustrações e decepções que alguém escravo da soberba, de marcas de angústias e cicatrizes de agressões que o sistema avassalador e cruel dos homens sem Deus lhes impôs. Atitudes que inadvertidamente e ou inconscientemente esboçamos oriunda de estarmos presos a conceitos, filosofias, sistemas e tradições meramente humanas, que tem escravizado pessoas, levando-lhes a virtuais prisões e cativeiros que sem dúvidas, a outros agridem e inibem as mais belas e livres manifestações de carinho e apreço ao seu próximo. Ser redimido é está livre do fardo pecaminoso atento ao que a Palavra de Deus nos diz em Mateus 11.28: ''Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” Nos conclama a deixar os fardos pesados e ficarmos livres, colocando-nos incondicionalmente nas mãos de Deus, lançando fora todo peso do pecado, e está desimpedido de quaisquer vínculos e compromissos escusos, escravagista, oriundo de uma propalada pseudo liberdade que o homem ou mulher para ser independente e feliz tem que viver de acordo as suas próprias conveniências sem obediência a quaisquer preceitos bíblicos que consideram cerceadores dos direitos e liberdade do indivíduo, quando a palavra de Deus nos diz em ‘’João 8.32: ‘’e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, esta que esta a disposição dos que querem ser livres. Destes libertos de quaisquer embaraços e dificuldades, é que estão aptos para os outros escravos dos problemas libertarem.
UNGIDOS, alguém que foi capacitado por Deus para executar obras extraordinárias, isto é, só tais pessoas com revestimento de poder têm a devida capacidade de ação, contra as forças do mau, que exercem influências no ser humano. Só homens e mulheres, que agraciados com sua libertação e nelas firmados, conforme nos diz o livro de Gálatas 5.1: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais de novo, a jugo de escravidão.” Fala-nos de não nos embaraçar novamente com o pecado e suas conseqüências, isto através da obediência aos preceitos Sagrados, a unção de Deus assim permanece em nossas vidas. Só com esta característica é que temos as devidas condições e capacidade para agirmos em prol da liberdade dos extenuados.
DESTEMIDOS, sem temor, corajoso, audaz, valente, desde que precedam em suas vidas, os processos anteriores, REDIMIDOS E UNGIDOS, pois audácia e intrepidez só por meio do amor ao semelhante e isto indiscutivelmente passa exclusivamente pelo poder transformador do evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo, como nos afirma as Escrituras Sagradas em I João 4.18: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” Encontramos na Bíblia Sagrada, diversos exemplos de homens e mulheres, que se tornaram livres da escravidão do pecado e na submissão a vontade soberana de Deus, foram ungidos e com sua liberdade e unção, alcançaram a coragem, destemor, forças, persistência e determinação e puderam efetuar obras marcantes e específicas de socorro ao próximo em seus problemas e aflições.
Finalizo, conclamando você a torna-se um dos tais, pois não existe diante de Deus acepção de classes, e nem tem privilegiados para realizar grandes obras. Basta desprender-se, disponibilizar-se e deixar revestir-se da graça eterna do Senhor e assim tu será também um REDIMIDO-UNGIDO E DESTIMIDO, em socorro aos EXAURIDOS em sua caminhada.

Autor
Valdison Tourinho
Pastor e Radialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário